Educação Ambiental

HQ Capitã Recicla

A Capitã Recicla é uma personagem criada pela ABIOVE e, por meio de histórias em quadrinhos, ela ensina a maneira correta de descarte do óleo de cozinha e muito mais!

História em quadrinhos Capitã Recicla

História em quadrinhos Capitã Recicla - Edição nº 1

Download
História em quadrinhos Capitã Recicla

História em quadrinhos Capitã Recicla - Edição nº 2

Download
História em quadrinhos Capitã Recicla

História em quadrinhos Capitã Recicla - Edição nº 3

Download
História em quadrinhos Capitã Recicla

História em quadrinhos Capitã Recicla - Edição nº 4

Download
História em quadrinhos Capitã Recicla

História em quadrinhos Capitã Recicla - Edição nº 5

Download

Programas de reciclagem

Conheça abaixo as empresas participantes e seus programas de reciclagem

Programa Soya Recicla


O programa Soya Recicla nasceu em 2006, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha, evitando seu despejo na rede de Água e/ou esgoto.


O Soya Recicla tem como foco a coleta de óleo de cozinha usado, convertendo os resí­duos em sabão 90% biodegradável ou biodiesel. Além disso, todas as garrafas PETs recebidas na coleta são destinadas para a reciclagem em cooperativas e usinas credenciadas.


Saiba mais sobre o programa e conheça os pontos de coleta em www.soya.com.br/soyarecicla. Participe da preservação do meio ambiente e da geração de emprego e renda!


Veja o pdf explicando um pouca mais sobre a iniciativa:

Programa Meio Ambiente nas Escolas

ADM, por meio da marca Concórdia, apoia projeto Meio Ambiente nas escolas em Carapicuíba.




A ADM do Brasil (Archer Daniels Midland), uma das maiores empresas do agronegócio, que produz as marcas de óleo de soja Concórdia e Corcovado e a linha de óleos vegetais especiais Vitaliv, promove, junto do Instituto Auá e da Preserva Ambiental, uma ação de sustentabilidade e conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado.


Sempre atuante em projetos de sustentabilidade, a ADM patrocina o Programa Meio Ambiente nas Escolas, através da marca de óleo Concórdia, na cidade de Carapicuíba, em São Paulo. O programa tem como foco o trabalho de educação ambiental nas escolas, mobilizando as redes municipais de educação para a sensibilização de alunos, famílias e comunidades para o descarte correto do óleo de cozinha usado, tornando as escolas em pontos de entrega voluntário do óleo usado. O projeto incentiva os alunos a guardar o óleo usado em suas casas, em garrafas pet, e posteriormente levá-lo para os pontos de entrega voluntario nas suas escolas.


A renda do óleo coletado é revertida para a Associação de Pais e Mestres de cada escola, o recurso tem como principal objetivo ser utilizado em atividades de educação ambiental, a partir de projetos elaborados de forma participativa, entre as escolas e equipe de educadores do Programa.


O Instituto Auá é responsável por engajar todas as escolas participantes, buscando entender suas particularidades e direcionando-as com alternativas mais interessantes para os alunos. A Preserva Ambiental participa na coleta do óleo nas escolas e remunerando as APMs de acordo com a quantidade de óleo coletada.


A ação está ocorrendo em 43 escolas municipais, atingindo 17.103 alunos. O projeto tem a expectativa de, até janeiro de 2019, recolher mais de três mil litros de óleo de cozinha usado, com a ajuda dos alunos que participam da iniciativa. Além disso, vê-se a possibilidade de replicar esta iniciativa em outros municípios da região metropolitana de São Paulo.


Além da oportunidade de conscientizar uma nova geração de brasileiros, iniciativas como esta impactam diretamente no meio ambiente, conservando-o para as futuras gerações. Trabalhar para um mundo mais sustentável é um dos principais compromissos da ADM em todo o mundo, afirma Luciano Botelho, presidente da Divisão de Sementes de Oleaginosas da ADM América do Sul.

Parceria entre Liza e Tenda Atacado, no estado de São Paulo, reverte óleo de cozinha usado em descontos para clientes e chega às novas unidades do Grupo

Cada litro entregue nos estabelecimentos gera R$ 0,60 de desconto no valor final das compras

A Cargill, por meio da marca de óleos LIZA, estende sua campanha de conscientização para um descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado para as novas unidades da Rede Tenda Atacado. Para cada litro de resí­duo entregue em qualquer uma das lojas da rede, o consumidor ganhará R$ 0,60 de desconto nas compras. Até então, 25 lojas ofereciam o desconto e, desde o início da iniciativa já arrecadaram 250 mil litros de óleo de cozinha usado.


Para obter o benefício, o cliente deve levar o resí­duo dentro de garrafas PET transparentes contendo pelo menos um litro completo até o Auxiliar de Prevenção de Perdas, posicionado na entrada do estabelecimento, para receber o vale desconto que poderá ser utilizado no final de sua compra. Quanto mais litros entregues, mais desconto o consumidor terá.


A partir de março de 2018, mês em que se comemora o dia mundial da Água, as novas lojas da Rede Tenda receberam displays coletores de óleo de cozinha usado aumentando ainda mais a possibilidade dos consumidores realizarem o descarte ambientalmente correto do resí­duo. As novas unidades contempladas são as de São Matheus na zona leste de São Paulo, Vila Galvão e Presidente Dutra em Guarulhos, Praia Grande, São José do Rio Preto, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Jundiaí. Todas no estado de São Paulo.


As unidades que já eram participantes estão localizadas em Carapicuíba, Diadema, São Paulo (Guarapiranga e Av. Kennedy), Itanhaém, Campinas (Amoreiras e Ceasa), São José dos Campos, Guaratinguetá, Taubaté, Pindamonhangaba, Jacareí, Itu, Bauru, Santa Bárbara d'Oeste, Indaiatuba, Mogi-Guaçu, São Carlos, Sumaré, Hortolândia, Botucatu, Salto, Piracicaba, Ribeirão Preto, Hortolândia e Suzano.


A iniciativa faz parte do "Programa Ação Renove o Meio Ambiente" que oferece uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do resí­duo, tornando-o matéria prima para novos produtos, como biodiesel, entre outros. "Com esse programa, hoje, já arrecadamos mais de dois milhões e meio de litros de óleo residual, o que nos impulsiona a continuar com esse trabalho e assim construirmos um futuro melhor e mais sustentável para todos", afirma Fernando Janizello, analista de Sustentabilidade da Cargill Foods Brasil.


Criado em 2010, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado, o programa articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de mais de 1000 pontos de coleta de óleo residual em dez estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sulm Mato Grosso do Sul e Pará). Desde sua implantação, a Ação Renove já arrecadou mais de dois milhões e meio de litros de óleo residual.


Zona Sul Supermercados

A Cargill, por meio da marca de óleos Liza, amplia número de pontos de coleta de óleo de cozinha usado no Rio de Janeiro

A Cargill, por meio da marca de óleos Liza, amplia sua rede de pontos de coleta de óleo de cozinha usado para os moradores do Rio de Janeiro, o Programa Ação Renove o Meio Ambiente que contava com pontos de coleta nas Redes Bramil Supermercados, Casas Guanabara e Carrefour, reforça sua atuação no estado através de uma novar parceria: Rede Zona Sul de Supermercados, ficando cada vez mais próximo dos consumidores como uma alternativa prática e fácil de destinar seu resí­duo de óleo de maneira ambientalmente correta.


A partir de setembro de 2018 os clientes da Rede Zona Sul de Supermercados poderão destinar seu óleo de cozinha usado em novos displays coletores localizados em seis unidades em da Rede. A ideia é ampliarmos os pontos de coleta para 100% das unidades gradativamente, aumentando assim, as possibilidades de descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado.


Ainda assim, para conscientizar os consumidores a participarem do Programa, foram distribuídos funis e folhetos com o passo a passo para a correta separação do resí­duo e posterior destinação em um dos pontos de coleta disponíveis.


Todo o volume de óleo arrecadado nos pontos de coleta, será coletado por empresas especializadas e transformado em produtos mais sustentáveis como o biodiesel.


CARGILL REALIZA AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO MEIO AMBIENTE EM MAIRINQUE, SÃO PAULO

Mairinque

(Junho/2018)


Em comemoração ao dia do Meio Ambiente em 5 de junho, a Cargill através da marca de óleos Liza, em parceria com o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, Preserva Recicla e Secretaria de Educação e Departamento de Meio Ambiente de Mairinque realizam uma série de ações sócio ambientais no município.


As ações fazem parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas, apoiado por Liza, que promove a conscientização e a educação ambiental em todas as escolas municipais da cidade e fomenta a coleta de óleo de cozinha usado no município.


Em três dias de atividades, o munícipe teve a oportunidade de entregar seu óleo de cozinha usado e receber em troca 2 garrafas de óleo Liza Soja novo. As ações foram um sucesso com grande envolvimento das escolas e dos moradores de Mairinque. Com todos fazendo sua parte, foi possível coletar 5.000 litros de óleo de cozinha usado que foram destinados para a produção de biodiesel, combustível de fonte limpa e sustentável.


A coleta de 5000 litros de óleo de cozinha usado foi um sucesso. Durante as ações, todos que participaram receberam funis do Programa Ação Renove o Meio Ambiente e foram convidados a continuar separando se óleo de cozinha usado e levar para escola mais próxima de sua casa. Parte do valor do óleo coletado nas escolas será doado para a APM (Associação de Pais e Mestres) para uso no próprio ambiente escolar.


Site: http://institutoaua.org.br/populacao-descobre-beneficios-de-separar-o-oleo-usado-em-mairinque/


Sobre o programa em Mairinque

Cargill, por meio da marca Liza, apoia projeto Meio Ambiente nas escolas em Mairinque.




Presente no Município de Mairinque desde 2016, interior do estado de São Paulo, o projeto Meio Ambiente nas escolas, conta com o apoio da marca de óleos Liza e proporciona educação e conscientização ambiental em toda as escolas municipais da cidade.


O projeto prevê a atuação de uma educadora ambiental junto à coordenação pedagógica das escolas para garantir que a temática ambiental seja trabalhada transversalmente em sala de aula. Além disso, a educadora é responsável por conduzir projetos de sustentabilidade em cada uma das coletas.


Os resultados são muito diversos e ricos, algumas escolas organizam hortas de vegetais e leguminosas, outras fazem o levantamento e mapeamento de pontos de entrega voluntária de resí­duos recicláveis no município, alguns grupos realizam pesquisas junto aos moradores de Mairinque para diagnosticar o nível de engajamento da população.


Além disso, todo o projeto prevê a coleta de óleo residual vegetal. Todas as escolas são pontos de coleta de óleo de cozinha usado, e parte do valor do óleo coletado é destinado para a APM das escolas e revertido em melhorias estruturais e até mesmo nos projetos ambientais conduzidos pelos alunos.


O objetivo do projeto é além de conscientizar crianças, jovens e adolescentes em idade escolar, difundir a ideia de que Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola para todo o município. Para isso, um grande plano de comunicação foi elaborado para convidar toa a cidade para participar do projeto, levando seu óleo de cozinha usado para as escolas.


Junto com a coleta de óleo nas escolas, são organizados eventos pontuais de coleta de óleo vegetal residual em troca de óleo Liza Soja novo. Esses eventos são sempre um sucesso e contam com a participação de centenas de pessoas. Nos últimos eventos realizados foram coletados mais de 5 mil litros de óleo de cozinha usado.


O Programa Ação Renove o Meio Ambiente, através da marca Liza em parceria com o Projeto Meio Ambiente nas escolas está tornando Mairinque um município referência para a coleta de óleo vegetal residual.


Site: http://institutoaua.org.br/programa-meio-ambiente-nas-escolas-mairinque/


Programa Ação Leve

Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha Usado com Renda Revertida para Entidade

  • Programa de conscientização de funcionários e público em geral para destinação correta do óleo de cozinha usado, revertendo em retorno para a comunidade bem como fortalecendo a marca do nosso Óleo Leve.
  • Foco em disseminar informações através de: Divulgação (banners, panfletos, cartazes) e Ponto de coleta nas fábricas e escolas / comunidade
  • Parceria com Secretaria da Educação de Cambé- PR, Igreja Cáritas de Londrina-PR e APAE Araucária-PR

A Palestra efetuada consiste na Conscientização sobre o Impacto ambiental quando o óleo de cozinha usado é descartado de forma incorreta, bem como esclarecer que esse produto pode gerar renda para comunidade carente, sendo repassado para empresa qualificada para a destinação correta.


Cada local recebe:


  • 01 Banner explicativo com a forma de coleta, destacando também sobre a coleta seletiva;
  • 01 Bombona adesivada com a Marca Óleo leve
  • Panfletos explicativos (01 para cada)
  • Funil para o correto descarte na garrafa Pet (01 para cada)

PEVs = Pontos Externos de Coleta implantados até 05/10/2018 (06), e Pontos Internos (02) Imcopa Araucária-PR e Imcopa Cambé -PR






Escola Antonio Raminelli - Palestra efetuada em 02 períodos atingindo mais de: 970 pessoas

Escola Antonio Raminelli - Palestra efetuada em 02 períodos atingindo mais de: 970 pessoas

Escola Antonio Raminelli - Palestra efetuada em 02 períodos atingindo mais de: 970 pessoas

Escola Antonio Raminelli - Palestra efetuada em 02 períodos atingindo mais de: 970 pessoas

Escola Olavo Barros - Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 550 pessoas

Escola Olavo Barros - Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 550 pessoas

Escola Lourdes Gobi  Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 580 pessoas

Escola Lourdes Gobi Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 580 pessoas

Escola Lourdes Gobi  Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 580 pessoas

Escola Lourdes Gobi Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 580 pessoas

Escola Padre Symphoriano Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 740 pessoas

Escola Padre Symphoriano Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 740 pessoas

Escola Padre Symphoriano Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 740 pessoas

Escola Padre Symphoriano Palestra efetuada em 03 períodos atingindo mais de: 740 pessoas

Escola Pedro Tkotz Palestra efetuada em 02 períodos atingindo mais de: 340 pessoas

Escola Pedro Tkotz Palestra efetuada em 02 períodos atingindo mais de: 340 pessoas

Escola Pedro Tkotz Palestra efetuada em 02 períodos atingindo mais de: 340 pessoas

Escola Pedro Tkotz Palestra efetuada em 02 períodos atingindo mais de: 340 pessoas

APAE - Araucária - PR Palestra efetuada em 01 período atingindo mais de: 70 pessoas

APAE - Araucária - PR Palestra efetuada em 01 período atingindo mais de: 70 pessoas

APAE - Araucária - PR Palestra efetuada em 01 período atingindo mais de: 70 pessoas

APAE - Araucária - PR Palestra efetuada em 01 período atingindo mais de: 70 pessoas

Imcopa - Araucária - PR e Cambé PR  Atingindo mais de: 700 pessoas

Imcopa - Araucária - PR e Cambé PR Atingindo mais de: 700 pessoas

Imcopa - Araucária - PR e Cambé PR  Atingindo mais de: 700 pessoas

Imcopa - Araucária - PR e Cambé PR Atingindo mais de: 700 pessoas

Programa Meio Ambiente nas Escolas - Cotia

Campanha Lugar de Óleo de Cozinha é na Escola

O óleo Vila Velha é um dos patrocinadores da Campanha ‘Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola‘, que acontece no município de Cotia (SP). A ação busca evitar que o óleo usado seja descartado no meio ambiente, além de ajudar as escolas a arrecadarem recursos com a venda do resí­duo. A campanha é parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas, que existe desde 2011 no município, e permite que as Associações de Pais e Mestres (APM) recebam o recurso proveniente da venda deste resí­duo para criar projetos ambientais. No mês de setembro, a Escola Teresa Benvinda Hervey Costa Maia, localizada no Parque São George, deu um belo exemplo de engajamento ao coletar 558 litros de óleo usado.


MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS

Encontro de Formação com os Gestores Municipais

Nos dias 4 e 5 de abril, cerca de 200 gestores escolares municipais de Cotia participaram do Encontro de Formação oferecido pelo Programa Meio Ambiente nas Escolas, com patrocínio do Óleo Vila Velha e parceria com Óleo Sustentável.


O encontro contou com a presença da Secretária de Educação Neusa Abreu e do Secretário de Meio Ambiente Gustavo Gemente.


Foi apresentada uma palestra por técnico da Sabesp sobre qualidade da Água e saneamento básico, e uma sensibilização e conscientização com a educadora ambiental Carolina Cotrim. Os gestores também participaram de uma dinâmica sobre a metodologia do PMANE.


Em Cotia, 40 escolas municipais já participam ativamente do programa e foram responsáveis pela coleta de 3.500 litros de óleo no ano de 2018. Este número deve aumentar, visto que mais 25 escolas se inscreveram no encontro realizado.


Esse projeto é maravilhoso, pois atua em duas importantes frentes: educação e meio ambiente. Os alunos aprendem e multiplicam o aprendizado em suas casas, disse Neusa Abreu, Secretária da Educação.



Principais notícias publicadas:


Prefeitura de Cotia: ( Leia mais )

Facebook:Leia mais


ORGANIZADORES

EMPRESAS PARTICIPANTES